Democratização escolar e mobilidade social na França: a Sociologia empírica de Beaud, Truong e Pasquali

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16202.001

Resumo

O artigo apresenta desenvolvimentos recentes na Sociologia Francesa sobre os temas clássicos das desigualdades educacionais e da mobilidade social. Escolhemos fazê-lo por meio da análise da produção de três autores, Stéphane Beaud, Fabien Truong e Paul Pasquali, que se situam no cruzamento entre uma sociologia da juventude, da educação, da imigração e da mobilidade social. Os três abordam trajetórias de jovens de classes populares no Ensino Superior, no contexto atual de massificação desse nível de ensino na França, por intermédio de pesquisa qualitativa e longitudinal. O artigo explicita os fundamentos teóricos e metodológicos desses estudos pós-bourdieusianos e apresenta seus principais aportes para o debate sociológico contemporâneo. Destacamos a amplitude e a densidade das pesquisas; o quadro analítico da mobilidade social pensada como “migração de classe”; a construção do objeto, que insere a questão da “longevidade escolar” no quadro mais amplo das implicações dos deslocamentos no espaço social.

Palavras-chave: Juventude de camadas populares. Ensino Superior. Mobilidade social.

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Publicado

2020-08-29

Como Citar

MÉZIÉ, N. .; GUILHERME, A. .; MEDAETS, C. . Democratização escolar e mobilidade social na França: a Sociologia empírica de Beaud, Truong e Pasquali. Práxis Educativa, [S. l.], v. 16, p. 1–27, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.16.16202.001. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16202. Acesso em: 23 dez. 2024.

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