Educação do Campo e as Práticas Educativas da Escola José Fidelis de Moura, do Assentamento Bonfim da Conceição - Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21041.026

Resumo

Este estudo traz em seu contexto as lutas dos movimentos sociais por uma Educação do Campo no espaço rural, bem como sua construção, sua organização e seu desenvolvimento educacional social e sustentável nas áreas de assentamento. O objetivo geral é analisar a importância das escolas do/no campo e suas práticas pautadas na Educação do Campo, realizando análise dos documentos oficiais do Assentamento Bonfim da Conceição-CE. Como abordagem metodológica, utilizamos a qualitativa, amparada pelos estudos bibliográficos e pelos arquivos do assentamento de Bonfim da Conceição na comunidade Fazendinha, localizada em Santana do Acaraú-Ceará. Para aprofundarmos a pesquisa, realizamos uma discussão sobre uma educação que surgiu por meio de reivindicação da classe trabalhadora, inconformada com uma educação rural imposta pela classe dominante, tendo como observação de uma nova prática para a Educação do Campo, a escola de ensino médio José Fidelis de Moura, localizada na comunidade Fazendinha, em Santana do Acaraú, Ceará. Como conclusão, apontamos que essa escola tem trazido contribuições, mesmo apontando as dificuldades de transporte para os alunos que moram no campo. São várias as dificuldades dos alunos que moram na zona rural ficando evidente quando analisamos os documentos e as narrativas dos professores da Escola José Fidelis. A qualidade da educação não se evidencia apenas nas escolas localizadas nas zonas urbanas, mas também as que estão na zona rural, por isso, é preciso política de governo voltada para as necessidades dos alunos e da população que mora no campo.

Palavras-chave: Educação do/no campo. Práticas educativas. Assentamento Bonfim da Conceição. Escola José Fidelis de Moura.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Francisco Valdir Amorim, Escola José Fidelis de Moura

Graduado em História pelo Centro Universitário Inta-UNINTA. Professor de História na Escola José Fidelis de Moura.

Luciane Azevedo Chaves, Universidade Federal do Piauí

Doutoranda em História do Brasil (PPGHB/UFPI). Mestra em História Social (PPGHI/UFU).

Márcia Cristiane Ferreira Mendes, Centro Universitário Inta

Professora do Curso de Pedagogia Presencial e EAD do Centro Universitário Inta – UNINTA. Doutora em Educação (PPGE/UECE). Mestra em Educação (PPGE/UFPB).

Downloads

Publicado

2023-05-02

Como Citar

AMORIM, F. V.; CHAVES, L. A.; MENDES, M. C. F. Educação do Campo e as Práticas Educativas da Escola José Fidelis de Moura, do Assentamento Bonfim da Conceição - Ceará. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–16, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21041.026. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21041. Acesso em: 24 abr. 2024.