Educação do Campo e as Práticas Educativas da Escola José Fidelis de Moura, do Assentamento Bonfim da Conceição - Ceará
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21041.026Resumo
Este estudo traz em seu contexto as lutas dos movimentos sociais por uma Educação do Campo no espaço rural, bem como sua construção, sua organização e seu desenvolvimento educacional social e sustentável nas áreas de assentamento. O objetivo geral é analisar a importância das escolas do/no campo e suas práticas pautadas na Educação do Campo, realizando análise dos documentos oficiais do Assentamento Bonfim da Conceição-CE. Como abordagem metodológica, utilizamos a qualitativa, amparada pelos estudos bibliográficos e pelos arquivos do assentamento de Bonfim da Conceição na comunidade Fazendinha, localizada em Santana do Acaraú-Ceará. Para aprofundarmos a pesquisa, realizamos uma discussão sobre uma educação que surgiu por meio de reivindicação da classe trabalhadora, inconformada com uma educação rural imposta pela classe dominante, tendo como observação de uma nova prática para a Educação do Campo, a escola de ensino médio José Fidelis de Moura, localizada na comunidade Fazendinha, em Santana do Acaraú, Ceará. Como conclusão, apontamos que essa escola tem trazido contribuições, mesmo apontando as dificuldades de transporte para os alunos que moram no campo. São várias as dificuldades dos alunos que moram na zona rural ficando evidente quando analisamos os documentos e as narrativas dos professores da Escola José Fidelis. A qualidade da educação não se evidencia apenas nas escolas localizadas nas zonas urbanas, mas também as que estão na zona rural, por isso, é preciso política de governo voltada para as necessidades dos alunos e da população que mora no campo.
Palavras-chave: Educação do/no campo. Práticas educativas. Assentamento Bonfim da Conceição. Escola José Fidelis de Moura.
Métricas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Práxis Educativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.