Entre a liquidez e a instrumentalização das relações de trabalho: a (re)produção do sofrimento psíquico docente na pós-graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24666.096

Resumo

Este artigo investiga como a organização social contemporânea, sob a égide do neoliberalismo, tem intensificado e precarizado o trabalho docente na pós-graduação stricto sensu pública no Brasil, contribuindo para o sofrimento psíquico dos professores. Com base em uma abordagem teórico-analítica, fundamentada em Zygmunt Bauman, Theodor W. Adorno, Max Horkheimer e Christophe Dejours, discute-se a influência da lógica produtivista e mercadológica na exaustão emocional dos docentes, que enfrentam pressões constantes por produtividade, sobrecarga de atividades e falta de reconhecimento institucional. A pesquisa evidencia que os atuais sistemas de avaliação acadêmica, ao priorizarem métricas quantitativas de desempenho, reforçam a competitividade exacerbada e a alienação do trabalho docente, agravando o quadro de sofrimento mental na universidade. Diante desse cenário, argumenta-se pela necessidade de repensar as políticas de avaliação da pós-graduação, de modo a mitigar os impactos negativos desse modelo e promover um ambiente acadêmico mais sustentável e humanizado.

Palavras-chave: Precarização do trabalho docente. Pós-graduação. Sofrimento psíquico.

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Biografia do Autor

Emanoela Thereza Marques de Mendonça Glatz, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

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Publicado

2025-11-05

Como Citar

GLATZ, E. T. M. de M. .; YAEGASHI, S. F. R. Entre a liquidez e a instrumentalização das relações de trabalho: a (re)produção do sofrimento psíquico docente na pós-graduação. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–16, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.24666.096. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/24666. Acesso em: 7 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Zygmunt Bauman e a Educação