Entre a liquidez e a instrumentalização das relações de trabalho: a (re)produção do sofrimento psíquico docente na pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24666.096Resumo
Este artigo investiga como a organização social contemporânea, sob a égide do neoliberalismo, tem intensificado e precarizado o trabalho docente na pós-graduação stricto sensu pública no Brasil, contribuindo para o sofrimento psíquico dos professores. Com base em uma abordagem teórico-analítica, fundamentada em Zygmunt Bauman, Theodor W. Adorno, Max Horkheimer e Christophe Dejours, discute-se a influência da lógica produtivista e mercadológica na exaustão emocional dos docentes, que enfrentam pressões constantes por produtividade, sobrecarga de atividades e falta de reconhecimento institucional. A pesquisa evidencia que os atuais sistemas de avaliação acadêmica, ao priorizarem métricas quantitativas de desempenho, reforçam a competitividade exacerbada e a alienação do trabalho docente, agravando o quadro de sofrimento mental na universidade. Diante desse cenário, argumenta-se pela necessidade de repensar as políticas de avaliação da pós-graduação, de modo a mitigar os impactos negativos desse modelo e promover um ambiente acadêmico mais sustentável e humanizado.
Palavras-chave: Precarização do trabalho docente. Pós-graduação. Sofrimento psíquico.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Práxis Educativa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.