Autoavaliação nos Programas de Pós-Graduação em Educação do Triângulo Mineiro: uma análise a partir das avaliações da Capes (2017-2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24904.041

Resumo

Este artigo analisa como os seis Programas de Pós-Graduação em Educação situados no Triângulo Mineiro, Minas Gerais, têm implementado a autoavaliação, tomando como referência as fichas de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na quadrienal 2017-2020. Utilizou-se análise documental, e os dados foram tratados com o auxílio do software Iramuteq. Os resultados revelam que, embora haja esforços para consolidar a autoavaliação como prática institucional, ainda existem desafios quanto à sistematização, ao alinhamento ao planejamento estratégico e à participação efetiva dos atores institucionais. Concluiu-se que a autoavaliação, para seu aprimoramento, deve ser entendida como prática avaliativa crítica, participativa e sensível às especificidades de cada programa e ser um instrumento formativo e estratégico.

Palavras-chave: Cultura avaliativa. Políticas educacionais. Ensino Superior.

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Biografia do Autor

Martha Prata-Linhares, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Helena de Ornellas Sivieri-Pereira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Vania Maria de Oliveira Vieira, Universidade de Uberaba

Universidade de Uberaba (UNIUBE). Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Pedro Donizete Colombo Junior, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Doutor em Ensino de Física pela Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

2025-07-07

Como Citar

PRATA-LINHARES, M.; SIVIERI-PEREIRA, H. de O.; VIEIRA, V. M. de O.; COLOMBO JUNIOR, P. D. Autoavaliação nos Programas de Pós-Graduação em Educação do Triângulo Mineiro: uma análise a partir das avaliações da Capes (2017-2020). Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–18, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.24904.041. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/24904. Acesso em: 13 ago. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Autoavaliação nos Programas de Pós-Graduação em Educação: possibilidades, desafios e tensionamentos