Foco ético em um bem comum – sobre as estratégias em uso para promover a integridade académica e científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.25425.060

Resumo

O objetivo deste artigo foi identificar concretamente as estratégias em uso nas Instituições de Ensino Superior (IES) em Portugal, no que respeita à integridade académica e científica. Na última década, parece existir uma crescente popularidade das discussões sobre fraude, na sociedade em geral e dentro das IES, em particular. Também se afigura de fácil concordância que se trata de uma problemática em construção, insuficientemente conhecida e que, portanto, merece atenção e aprofundamento. Torna-se necessário estudar mais o fenómeno da fraude académica e científica e das condutas impróprias. A principal preocupação é de natureza ética, relativa à integridade, bem que se pretende preservar. Apresentam-se as estratégias e os procedimentos existentes em nível nacional, incluindo a dimensão normativa – os Códigos de Ética, conteúdos sobre integridade e práticas ilícitas descritas – e a dimensão sancionatória, que remete para os regulamentos disciplinares. Reconhece-se a relação entre diversos tipos de documentos, nomeadamente entre os que materializam e concretizam as diversas dimensões da atividade institucional, por exemplo: Estatutos (princípios e valores institucionais), Códigos de Ética, Cartas de direitos, Declarações sobre integridade académica e Regulamento Disciplinar. Também as Comissões de Ética constituem suporte e reforço da qualidade ética da investigação.

Palavras-chave: Estratégias promotoras da integridade. Integridade académica e científica. Instituições de Ensino Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucília Nunes, Instituto Politécnico de Setúbal

Professora Coordenadora Principal – Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Setúbal – IPS (Portugal).

Downloads

Publicado

2025-08-20

Como Citar

NUNES, L. Foco ético em um bem comum – sobre as estratégias em uso para promover a integridade académica e científica. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–35, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.25425.060. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/25425. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Seção Temática: Ética e Integridade na Investigação nas Ciências Humanas e Sociais na era da IA