Foco ético em um bem comum – sobre as estratégias em uso para promover a integridade académica e científica
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.25425.060Resumo
O objetivo deste artigo foi identificar concretamente as estratégias em uso nas Instituições de Ensino Superior (IES) em Portugal, no que respeita à integridade académica e científica. Na última década, parece existir uma crescente popularidade das discussões sobre fraude, na sociedade em geral e dentro das IES, em particular. Também se afigura de fácil concordância que se trata de uma problemática em construção, insuficientemente conhecida e que, portanto, merece atenção e aprofundamento. Torna-se necessário estudar mais o fenómeno da fraude académica e científica e das condutas impróprias. A principal preocupação é de natureza ética, relativa à integridade, bem que se pretende preservar. Apresentam-se as estratégias e os procedimentos existentes em nível nacional, incluindo a dimensão normativa – os Códigos de Ética, conteúdos sobre integridade e práticas ilícitas descritas – e a dimensão sancionatória, que remete para os regulamentos disciplinares. Reconhece-se a relação entre diversos tipos de documentos, nomeadamente entre os que materializam e concretizam as diversas dimensões da atividade institucional, por exemplo: Estatutos (princípios e valores institucionais), Códigos de Ética, Cartas de direitos, Declarações sobre integridade académica e Regulamento Disciplinar. Também as Comissões de Ética constituem suporte e reforço da qualidade ética da investigação.
Palavras-chave: Estratégias promotoras da integridade. Integridade académica e científica. Instituições de Ensino Superior.
Downloads
Métricas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Práxis Educativa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.