Quando os sociólogos colocam as crianças à prova

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.25581.082

Resumo

O artigo propõe-se questionar as diferentes formas de testar crianças, implementadas pelas metodologias das pesquisas em Ciências Sociais, para dar conta de suas experiências de vida. Em um primeiro momento, evidenciamos a violência simbólica com que podem se confrontar as crianças – sobretudo as pertencentes a famílias em situação de grande vulnerabilidade – quando se trata de avaliar suas competências linguísticas, como o faz a pesquisa sobre desigualdades sociais entre crianças pequenas retratada em Enfances de classe, coordenada por Bernard Lahire. Em um segundo momento, ao retomarmos os dados publicados nessa obra, em relação às interações entre pesquisador(a) – adulto(a) – e sujeito – criança, mostramos como a resistência das crianças à avaliação, nessa pesquisa, se apoia em grande parte em seus corpos, inclusive em suas fragilidades, quando os recursos linguísticos não lhes permitem ter a última palavra diante dos(as) pesquisadores(as). Por fim, indicamos outros dispositivos metodológicos que podem ser empregados para oportunizar a expressão das crianças e levar a sério seus pontos de vista. Tais dispositivos buscam abrir possibilidades para além das normas e das expectativas adultocêntricas, ao mesmo tempo que exigem relacionar a fala das crianças às suas condições sociais de produção.

Palavras-chave: Crianças pequenas. Sociologia. Desigualdades. Testes. Resistência. Corpo. Linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Pascale Garnier, Universidade de Paris 13

Doutora em Sociologia, Paris EHESS (École des Hautes Études en Sciences Sociales). Acreditação para realizar pesquisa em Ciências da Educação. Professora universitária em Ciências da Educação. Membro do laboratório EXPERICE (EA 3971) da Sorbonne Paris Cité, Universidade de Paris 13. Codiretora do Mestrado em Profissões da Primeira Infância, em Ciências da Educação. Membro do Labex ICCA (Indústrias Culturais e Criação Artística).

Downloads

Publicado

2025-09-23

Como Citar

GARNIER, P. Quando os sociólogos colocam as crianças à prova. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–17, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.25581.082. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/25581. Acesso em: 7 dez. 2025.

Edição

Seção

Seção Temática: Crianças, infâncias e processos socializadores: perspectivas de investigação