A formação inicial do professor de Matemática: aprendizagem da Geometria e atuação docente

Autores

  • Eliane Portalone Crescenti Centro Universitário Central Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.3i1081094

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a formação dos professores de Matemática para ensinar Geometria. A investigação, da qual deriva este artigo, teve origem a partir da experiência profissional da autora com o ensino de Matemática e a literatura sobre Geometria e seu ensino. Tem por objetivo investigar como o ensino de Geometria se desenvolvia nas escolas de Ensino Fundamental e os saberes para ensiná-la, segundo a visão de professores de Matemática iniciantes e experientes, utilizando a entrevista e o estudo de caso. Com relação à formação desses professores, os experientes aprenderam melhor Geometria e formas diferentes de ensiná-la do que os iniciantes; todos atribuíram sua formação tanto ao curso de Licenciatura quanto ao âmbito da prática, indicando que o desenvolvimento profissional tem ocorrido com o tempo, com a experiência de sala de aula e com outros como cursos e trocas com os pares.

Palavras-chave: Formação de professores. Saberes docentes. Professor de Matemática. Ensino de Geometria.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
5,229
Jul 2009Jan 2010Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026231
|

Downloads

Publicado

2009-05-28

Como Citar

CRESCENTI, E. P. A formação inicial do professor de Matemática: aprendizagem da Geometria e atuação docente. Práxis Educativa, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 81–94, 2009. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.3i1081094. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/345. Acesso em: 27 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos