A formação inicial do professor de Matemática: aprendizagem da Geometria e atuação docente

Autores

  • Eliane Portalone Crescenti Centro Universitário Central Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.3i1081094

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a formação dos professores de Matemática para ensinar Geometria. A investigação, da qual deriva este artigo, teve origem a partir da experiência profissional da autora com o ensino de Matemática e a literatura sobre Geometria e seu ensino. Tem por objetivo investigar como o ensino de Geometria se desenvolvia nas escolas de Ensino Fundamental e os saberes para ensiná-la, segundo a visão de professores de Matemática iniciantes e experientes, utilizando a entrevista e o estudo de caso. Com relação à formação desses professores, os experientes aprenderam melhor Geometria e formas diferentes de ensiná-la do que os iniciantes; todos atribuíram sua formação tanto ao curso de Licenciatura quanto ao âmbito da prática, indicando que o desenvolvimento profissional tem ocorrido com o tempo, com a experiência de sala de aula e com outros como cursos e trocas com os pares.

Palavras-chave: Formação de professores. Saberes docentes. Professor de Matemática. Ensino de Geometria.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2009-05-28

Como Citar

CRESCENTI, E. P. A formação inicial do professor de Matemática: aprendizagem da Geometria e atuação docente. Práxis Educativa, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 81–94, 2009. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.3i1081094. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/345. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos