Accountability e intensificação do trabalho docente no Ensino Médio Integral de Pernambuco

Autores

  • Katharine Ninive Pinto Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Jamerson Antonio de Almeida da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.9i1.0006

Resumo

Neste artigo, apresentamos resultados parciais da pesquisa Trabalho Docente e Educação Integral no Ensino Médio. O objetivo foi identificar os processos de accountability no Programa de Educação Integral (PEI), implementado nas Escolas de Referência em Ensino Médio de Pernambuco, a partir de 2008, e suas influências em relação às condições do trabalho docente. Por meio da análise documental, inferimos que a opção feita pelo governo de Pernambuco ancora-se em uma perspectiva gerencialista, neoprodutivista e neotecnicista de gestão que vem norteando todo esse processo de mudanças. Tal perspectiva pressiona o trabalho docente por um intenso processo de responsabilização, ou accountability, cujos efeitos perversos são evidenciados por Freitas (2012).

 

Palavras-chave: Trabalho docente. Ensino Médio. Educação integral.

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Publicado

2014-04-01

Como Citar

SILVA, K. N. P.; SILVA, J. A. de A. da. Accountability e intensificação do trabalho docente no Ensino Médio Integral de Pernambuco. Práxis Educativa, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 117–140, 2014. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.9i1.0006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/5608. Acesso em: 4 nov. 2024.