Educação e produção do conhecimento na realidade social: uma análise a partir do materialismo histórico-dialético

Autores

  • Maria das Graças Martins da Silva UFMT
  • Rose Cléia Ramos da Silva UFMT

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.5i1.079087

Resumo

 

Este artigo analisa a educação e a produção do conhecimento no contexto das relações sociais de onde emergem, tendo como base as categorias filosóficas do materialismo histórico-dialético. Para tanto, dois referenciais são evocados: a sociedade do conhecimento (reflexo da sociedade capitalista, no seu atual estágio de desenvolvimento, expressando-se pelo produtivismo) e, no contraponto, a educação como humanização e conhecimento crítico (expressão de liberdade que subjaz ao processo educacional). Concluiu-se que o materialismo histórico-dialético contribui para a análise da realidade, desvendando-a, ao mesmo tempo que potencializa ações transformadoras ao evidenciar o sentido libertador da educação.

 

Palavras-chave: Materialismo histórico-dialético. Sociedade do conhecimento. Produção do conhecimento.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
614
Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202623
|

Biografia do Autor

Maria das Graças Martins da Silva, UFMT

Docente da Universidade Federal de Mato Grosso lotada no Departamento de Teorias e Fundamentos da Educação do Instituto de Educação, coordeno cursos de especialização em Docência no Ensino Superior e atualmente sou professora credenciada no Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado desta instituição.

Rose Cléia Ramos da Silva, UFMT

Professora do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso e doutoranda pela Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2010-07-17

Como Citar

MARTINS DA SILVA, M. das G.; RAMOS DA SILVA, R. C. Educação e produção do conhecimento na realidade social: uma análise a partir do materialismo histórico-dialético. Práxis Educativa, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 79–87, 2010. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.5i1.079087. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/784. Acesso em: 27 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos