Jogos e brincadeiras no desenvolvimento da atenção e da memória em alunos com deficiência intelectual

Autores

  • Nerli Nonato Ribeiro Mori Uem
  • João Paulo dos Passos Santos UEM
  • Elsa Midori Shimazaki Uem
  • Lucyanne Cecília Dias Goffi Uem
  • Viviane Gislaine Caetano Auada Uem

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0015

Resumo

Este artigo discute as contribuições dos jogos e das brincadeiras para o processo de desenvolvimento da atenção e da memória em alunos com deficiência intelectual no 1º ano do Ensino Fundamental. Realizou-se uma pesquisa-ação assim estruturada: em um primeiro momento, elaboraram-se atividades pré-intervenção para verificar a atenção e a memória dos participantes da pesquisa; posteriormente, trabalhou-se com jogos e brincadeiras que contribuíssem para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores; e, por fim, aplicou-se uma atividade pós-intervenção com o intuito de observar se houve alterações significativas nas habilidades investigadas. A pesquisa foi levada a efeito em uma escola da região noroeste do Paraná que atende na modalidade de Educação Especial. Participaram da intervenção 8 sujeitos com 6 anos de idade, identificados como deficientes intelectuais. Os resultados evidenciaram que os jogos e as brincadeiras se mostraram como conteúdos eficazes no trabalho pedagógico em relação à memória e, em especial, à atenção.

 

Palavras-chave: Deficiência Intelectual. Atenção. Memória. Jogos. Brincadeiras. 

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
3,328
Jul 07 '17Jul 10 '17Jul 13 '17Jul 16 '17Jul 19 '17Jul 22 '17Jul 25 '17Jul 28 '17Jul 31 '17Aug 01 '17Aug 04 '178
| |
Outros formatos de visualizações
984
Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026123
|
Crossref
1

Biografia do Autor

Nerli Nonato Ribeiro Mori, Uem

Nerli Nonato Ribeiro Mori: nnrmori@uem.br

Downloads

Publicado

2017-07-06

Como Citar

MORI, N. N. R.; SANTOS, J. P. dos P.; SHIMAZAKI, E. M.; GOFFI, L. C. D.; AUADA, V. G. C. Jogos e brincadeiras no desenvolvimento da atenção e da memória em alunos com deficiência intelectual. Práxis Educativa, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 551–569, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.12i2.0015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/9751. Acesso em: 16 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Educação Física escolar no contexto da inclusão e diferença