Os contextos da política de currículo: a experiência da Escola Cabana (1997/2004)

Autores

  • Edna Abreu Barreto Universidade Federal do Pará
  • Alice Casimiro Lopes Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.5i1.139148

Resumo

Este artigo analisa os contextos de produção da política curricular de ciclos para o Ensino Fundamental, formulada no município de Belém, no estado do Pará (Brasil), no período de 1997 a 2004. A pesquisa fundamentou-se na abordagem do ciclo de políticas (BOWE et al., 1992) e procurou incorporar dimensões discursivas e textuais na análise das políticas. A pesquisa envolveu a análise de documentos produzidos pela Secretaria Municipal de Educação de Belém. A metodologia de análise considerou que não apenas os contextos de produção e de influência se interpenetram, como também incorporam sentidos das práticas das escolas. Os resultados indicaram certa ambiguidade na construção da política, na medida em que a produção final do texto enfatizava a importância do contexto da prática, ao mesmo tempo em que tomava como referência uma crítica à atuação dos docentes.

 

Palavras-chave: Políticas de currículo. Ciclo de políticas. Escola Cabana.

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Biografia do Autor

Edna Abreu Barreto, Universidade Federal do Pará

Professora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Pará.

Alice Casimiro Lopes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

2010-12-30

Como Citar

BARRETO, E. A.; LOPES, A. C. Os contextos da política de currículo: a experiência da Escola Cabana (1997/2004). Práxis Educativa, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 139–148, 2010. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.5i1.139148. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/985. Acesso em: 26 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos