Os impactos da pandemia e o uso das TICs nas práticas pedagógicas em instituições escolares: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22816.055

Resumo

Este artigo versa sobre o contexto vivido na pandemia e as práticas pedagógicas usadas em instituições escolares com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). O escopo deste estudo foi investigar as práticas usadas em diversas instituições escolares nos anos de 2020 a 2022. O estudo caracterizou-se por ser qualitativo e descritivo, a partir do levantamento de pesquisas com consulta nos Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Periódicos CAPES), no Google Acadêmico e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Os principais resultados apontaram que há necessidade de estrutura e formação docente, carência de políticas públicas, entraves no acesso à internet, prejuízos sociais e práticas exitosas usando metodologias ativas e inovadoras.

Palavras-chave: Práticas pedagógicas em instituições escolares. TICs. Pandemia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Claudia Nakanichi, Universidade Cidade de São Paulo

Professora de Língua Portuguesa na Secretaria de Educação e Cidadania de São José dos Campos, São Paulo. Doutoranda em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) e Mestra em Educação pela Universidade de Taubaté (Unitau).

Michael Santos Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Coordenador Pedagógico na Secretaria de Educação e Cidadania de São José dos Campos, São Paulo. Doutorando em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e Mestre em Educação pela Universidade de Taubaté (Unitau).

Ecleide Cunico Furlanetto, Universidade Cidade de São Paulo

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Doutora em Educação (Currículo) e Mestra em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Downloads

Publicado

2024-06-03

Como Citar

NAKANICHI, C.; SILVA, M. S.; FURLANETTO, E. C. Os impactos da pandemia e o uso das TICs nas práticas pedagógicas em instituições escolares: uma revisão de literatura. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–17, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22816.055. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22816. Acesso em: 22 jul. 2024.