Heteroidentificação racial: o contexto das ações afirmativas no Ensino Superior

Autores

  • Pâmella Silva Alves Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19400.081

Resumo

O objetivo deste artigo foi compreender como a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), localizadas no estado de Minas Gerais, estão construindo mecanismos de heteroidentificação racial para acompanhar a implementação da Lei No 12.711/2012. Para isso, foi realizada uma análise comparada por meio de uma pesquisa documental e com aportes da literatura dos estudos raciais. Nessa trama, foi possível perceber que as estratégias desenvolvidas nessas universidades contribuem com a formação de uma diversidade social que rompe com a hegemonia dos brancos nos espaços escolares. Dessa forma, foi observado que as práticas desenvolvidas auxiliam os sujeitos a se autoidentificarem, o que pode funcionar como uma ferramenta antirracista, capaz de desnaturalizar as ausências e as exclusões dos corpos negros no cenário acadêmico.

Palavras-chave: Universidades. Políticas afirmativas. Heteroidentificação racial.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Pâmella Silva Alves, Universidade Federal de São João del-Rei

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Professora da Educação Básica em São João del-Rei, Minas Gerais. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sócio-Históricas em Educação (NEPSHE) da UFSJ e do Grupo de Pesquisa da História, Cultura Africana e Afro-Brasileira (TUGU-NÁ) da UFSJ.

Downloads

Publicado

2022-06-11

Como Citar

ALVES, P. S. Heteroidentificação racial: o contexto das ações afirmativas no Ensino Superior. Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–14, 2022. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.19400.081. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19400. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Relações étnico-raciais: práticas e reflexões pedagógicas