Aporias sociopolíticas e pedagógicas em tempos líquidos: tematizando a educação republicana e democrática por instigação de Zygmunt Bauman

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24538.065

Resumo

Neste artigo, reflete-se sobre o enfrentamento das aporias sociopolíticas e pedagógicas em tempos líquidos como possibilidade e defesa de uma educação republicana e democrática. O problema que orienta a reflexão, instigado pelo pensamento de Zygmunt Bauman, foi assim formulado: Como a explicitação das aporias sociopolíticas e pedagógicas contribui para a tomada de decisões lúcidas no campo prático-social? O movimento reflexivo está estruturado em três passos. No primeiro, foram organizadas algumas ideias sobre o pensamento aporético. No segundo passo, aborda-se a justificação moral da forma republicana e democrática de sociedade, que permite elaborar argumentos em defesa de uma educação voltada à formação dos novos para o mundo comum. Sobre essa formação, são articuladas considerações no terceiro passo. Compreende-se que a explicitação das aporias sociopolíticas e pedagógicas contribui para a tomada de decisões lúcidas no campo prático-social em defesa de uma escola pública republicana e democrática.

Palavras-chave: Aporias sociopolíticas e pedagógicas. Tempos líquidos. Educação republicana e democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Livio Osvaldo Arenhart, Universidade Federal da Fronteira Sul

Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus de Cerro Largo, Rio Grande do Sul.

Martin Kuhn, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Chapecó, Santa Catarina.

Amabilia Beatriz, Faculdade CNEC de Santo Ângelo

Faculdade CNEC de Santo Ângelo, Santo Ângelo, Rio Grande do Sul.

Noli Bernardo Hahn, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus de Santo Ângelo, Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2025-08-27

Como Citar

ARENHART, L. O.; KUHN, M. .; ARENHART, A. B. P.; HAHN, N. B. Aporias sociopolíticas e pedagógicas em tempos líquidos: tematizando a educação republicana e democrática por instigação de Zygmunt Bauman. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–21, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.24538.065. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/24538. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Zygmunt Bauman e a Educação