Representatividade, visibilidade e vocalidade: apontamentos sobre branquitude e produção acadêmica em eventos científicos, em tempos de educação remota

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19450.030

Resumo

Para versar sobre a representação social no campo da Educação Superior, este trabalho traçou e analisou o perfil das e dos palestrantes de seis eventos acadêmicos realizados em 2020 por universidades públicas brasileiras. Buscou-se verificar de que modo o conceito de branquitude torna possível entender a realidade das relações e das interações acadêmicas em termos étnico-raciais. Uma das hipóteses foi a de que a intelligentsia brasileira é apresentada ou representada de forma quase exclusiva, mas sempre majoritária, por corpos brancos (ou de pele clara). Os resultados comprovaram a superexposição de pessoas brancas e pessoas de pele clara nas mesas de debates. Conclui-se que, em termos de representatividade, visibilidade e vocalidade – branquitude discursiva – os eventos invisibilizam outras presenças, perpetuando as hierarquias vigentes, ao mesmo tempo em que denotam comportamentos persistentes, embora nem sempre deliberados ou conscientes, que têm impedido a realização da justiça (social, cognitiva, epistêmica), em termos étnico-raciais, no Ensino Superior brasileiro.

Palavras-chave: Branquitude. Universidade. Racismo institucional.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
522
Feb 19 '22Feb 22 '22Feb 25 '22Feb 28 '22Mar 01 '22Mar 04 '22Mar 07 '22Mar 10 '22Mar 13 '22Mar 16 '22Mar 19 '224.0
| |
Outros formatos de visualizações
519
Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202644
|
  • Citations
  • Scopus - Citation Indexes: 1
  • Captures
  • Mendeley - Readers: 7
  • Mendeley - Readers: 3

Biografia do Autor

Marina Pereira de Almeida Mello, Universidade Federal de São Paulo

Docente do Departamento de Educação da EFLCH-UNIFESP, doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de São Paulo (PPGA/USP), mestre, bacharel e licenciada em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros na Universidade Federal de São Paulo (NEAB-Unifesp) e coordenadora do curso Direitos Humanos e Lutas Sociais do  Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF) da Unifesp.

Samuel Dias Ribeiro, Universidade de São Paulo

Mestrando do Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e outras legitimidades, Diversitas da USP. Bacharel em Serviço Social pela Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS-SP) e bacharel em Letras pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Downloads

Publicado

2022-02-18

Como Citar

MELLO, M. P. de A.; RIBEIRO, S. D. Representatividade, visibilidade e vocalidade: apontamentos sobre branquitude e produção acadêmica em eventos científicos, em tempos de educação remota. Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–19, 2022. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.19450.030. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19450. Acesso em: 3 ago. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Relações étnico-raciais: práticas e reflexões pedagógicas