Relações étnico-raciais e suas produções na área da Educação: uma análise na plataforma SciELO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19379.071

Resumo

Neste artigo, apresentam-se resultados de uma revisão bibliográfica de produções científicas sobre relações étnico-raciais no âmbito da Educação Básica publicadas na plataforma Scientific Electronic Library Online (SciELO). Sob uma ênfase qualitativa, procurou-se compreender as abordagens para a temática em 26 artigos selecionados para a análise. Observou-se um predomínio de produções voltadas a políticas afirmativas e à formação de professores com maior produção entre os anos de 2017 e 2018. Por meio da Análise de Conteúdo, destacam-se os elementos contidos nos resumos que permitiram configurar as seguintes categorias: ascensão, ausências, desconstruções, fontes de subversão, formação e perspectivas. A reflexão sobre essas categorias aporta importantes contribuições à formação inicial de professores.

Palavras-chave: Relações étnico-raciais. Formação de professores. Educação Básica.

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Biografia do Autor

Brunna Alves Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Universidade Federal de Uberlândia. Mestra em Educação.

Sandro Rogério Vargas Ustra, Universidade Federal de Uberlândia

Universidade Federal de Uberlândia. Doutor em Educação.

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Publicado

2022-05-28

Como Citar

SILVA, B. A.; USTRA, S. R. V. Relações étnico-raciais e suas produções na área da Educação: uma análise na plataforma SciELO. Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–19, 2022. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.19379.071. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19379. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Relações étnico-raciais: práticas e reflexões pedagógicas