Formação pedagógica de professores da Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil: breve histórico e os desafios contemporâneos

Autores

  • Leide Patrícia da Silva Cesar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense https://orcid.org/0009-0008-5584-9139
  • Rafaella Rosa dos Santos Lins Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense https://orcid.org/0009-0009-1135-4449
  • Raysa Soares Moi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense https://orcid.org/0009-0002-6599-7131
  • Jefferson Manhães de Azevedo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22730.041

Resumo

Neste artigo, aborda-se a formação pedagógica de professores da Educação Profissional, Científica e Tecnológica a partir de um breve histórico, dos seus aspectos legais, das primeiras manifestações, das perspectivas e dos seus desafios contemporâneos, em busca de evidenciar as discussões acerca da formação de professores no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Constatou-se, por meio dessa revisão bibliográfica, que, desde a preparação inicial, essa formação mostra-se distante de conceitos teóricos que relacionam Mundo do Trabalho e Educação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com levantamento bibliográfico da literatura, que discute os aspectos históricos e políticos e os desafios da formação para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil. Os resultados apontam para a necessidade de reformulação das políticas voltadas à formação docente, sobretudo diante da expansão da oferta da Educação Profissional e Tecnológica, das singularidades da modalidade e das exigências que esta impõe aos docentes.

Palavras-chave: Formação pedagógica de professores. Formação continuada. Educação Profissional e Tecnológica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leide Patrícia da Silva Cesar, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Mestranda do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense). Pedagoga no IFFluminense – campus Quissamã.

Rafaella Rosa dos Santos Lins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Mestranda do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense). Professora na Rede Municipal de Cabo Frio, Rio de Janeiro (RJ), Rede Estadual do Rio de Janeiro e Rede Privada.

Raysa Soares Moi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Mestranda do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense). Orientadora Pedagógica da Rede Municipal de Iguaba Grande-RJ e Orientadora Educacional na Rede Municipal de Cabo Frio-RJ.

Jefferson Manhães de Azevedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) – Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). Reitor do IFFluminense.

Downloads

Publicado

2024-05-13

Como Citar

CESAR, L. P. da S.; LINS, R. R. dos S.; MOI, R. S.; AZEVEDO, J. M. de. Formação pedagógica de professores da Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil: breve histórico e os desafios contemporâneos. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–16, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22730.041. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22730. Acesso em: 16 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: A Educação Básica na América Latina: política, gestão e formação de professores