Formação pedagógica de professores da Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil: breve histórico e os desafios contemporâneos
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22730.041Resumo
Neste artigo, aborda-se a formação pedagógica de professores da Educação Profissional, Científica e Tecnológica a partir de um breve histórico, dos seus aspectos legais, das primeiras manifestações, das perspectivas e dos seus desafios contemporâneos, em busca de evidenciar as discussões acerca da formação de professores no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Constatou-se, por meio dessa revisão bibliográfica, que, desde a preparação inicial, essa formação mostra-se distante de conceitos teóricos que relacionam Mundo do Trabalho e Educação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com levantamento bibliográfico da literatura, que discute os aspectos históricos e políticos e os desafios da formação para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil. Os resultados apontam para a necessidade de reformulação das políticas voltadas à formação docente, sobretudo diante da expansão da oferta da Educação Profissional e Tecnológica, das singularidades da modalidade e das exigências que esta impõe aos docentes.
Palavras-chave: Formação pedagógica de professores. Formação continuada. Educação Profissional e Tecnológica.
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