Principais regimentos e leis da biblioteca escolar: Brasil e Amazonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22835.085

Resumo

Este artigo propõe oferecer um panorama das regulações e legislações acerca da biblioteca escolar no Brasil, com ênfase para o estado do Amazonas. A metodologia adotada envolve a revisão bibliográfica e análise documental, abrangendo desde a evolução histórica das bibliotecas até as legislações atuais, como a Lei Federal nº 12.244/2010, que busca universalizar bibliotecas nas instituições de ensino do país. Apesar dessas iniciativas, desafios persistem evidenciados por projetos de lei em tramitação. Destaca-se a necessidade de equilibrar a adaptação às mudanças tecnológicas preservando o caráter social e cultural das bibliotecas escolares. O artigo também aborda a influência das bibliotecas nas transformações sociais e políticas, ressaltando a falta de conformidade das bibliotecas escolares com as leis, que necessitam de aprimoramentos significativos para atender às demandas educacionais e culturais, especialmente nas instituições públicas.

Palavras-chave: Biblioteca escolar. Legislação bibliotecária. Amazonas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lívia Sousa e Silva, Secretaria de Educação e Desporto Escolar do Amazonas

Bibliotecária da Secretaria de Educação e Desporto Escolar do Amazonas (SEDUC-AM), Mestre em Ensino de Ciências e Humanidades.

Adriana Francisca de Medeiros, Universidade Federal do Amazonas

Professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Doutora em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente.

Downloads

Publicado

2024-08-18

Como Citar

SOUSA E SILVA, L.; MEDEIROS, A. F. de. Principais regimentos e leis da biblioteca escolar: Brasil e Amazonas. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–14, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22835.085. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22835. Acesso em: 19 nov. 2024.