Autoavaliação da escola: entre o exercício da democracia participativa e o simples exercício burocrático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23259.047

Resumo

O processo de autoavaliação faz emergir um confronto de racionalidades que coloca, de um lado, uma autoavaliação instrumental e instrumentalizadora e, do outro, uma autoavaliação enquanto exercício de democracia participativa. Neste âmbito, foi objetivo desta investigação conhecer o modo como participam os atores educativos de um Agrupamento de Escolas na tomada de decisão no processo de autoavaliação. O estudo incluiu as abordagens quantitativa e qualitativa, envolvendo a aplicação de um inquérito a uma população de 217 professores e a realização de 16 entrevistas, aprovado pelo serviço de Monitorização de Inquéritos em Meio Escolar, do Ministério da Educação, Portugal. Resumida à esfera decisória dos órgãos de gestão e suas tecnoestruturas, concluiu-se que a participação no processo de autoavaliação se encontra esvaziada de uma ação emancipatória dos seus atores, razão pela qual, aventa-se, não foi ainda encontrado o caminho para uma autoavaliação transformadora que sirva à escola democrática.

Palavras-chave: Autoavaliação. Participação. Escola democrática.

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Biografia do Autor

Maria João Carvalho, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Portugal. Professora Auxiliar com Agregação.

Cristina Folgado, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Portugal. Mestre em Ciências da Educação na área da Administração Educacional. Professora de Física e Química e coordenadora de Departamento no Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, Bragança, Portugal.

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Publicado

2024-05-23

Como Citar

CARVALHO, M. J.; FOLGADO, C. Autoavaliação da escola: entre o exercício da democracia participativa e o simples exercício burocrático. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–22, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.23259.047. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/23259. Acesso em: 3 jul. 2024.