Um modelo da inter-relação entre ética em pesquisa e integridade em pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23727.079Resumo
Objetivo: O objetivo deste artigo é explorar a inter-relação entre ética em pesquisa e integridade em pesquisa, com foco nas principais formas de má conduta em pesquisa, incluindo plágio, fabricação e falsificação. Também detalha os principais fatores para sua ocorrência e as possíveis formas de mitigar seu uso entre os pesquisadores acadêmicos. Métodos: O método empregou um exame detalhado dos principais dilemas éticos, conforme delineados na literatura, bem como dos fatores que levam a essas violações éticas e das estratégias para mitigá-las. Além disso, as experiências de ensino do autor principal são refletidas no desenvolvimento do modelo. Resultados: Os resultados deste artigo estão representados em um modelo que ilustra a inter-relação entre ética em pesquisa e integridade em pesquisa. Além disso, um aspecto significativo do artigo é a identificação de novas formas de má conduta de pesquisa relativas ao uso de citações ou referências irrelevantes ou forçadas. Conclusão: Na conclusão, o artigo destaca os efeitos positivos substanciais que a adesão à ética e integridade em pesquisa tem sobre o bem-estar acadêmico dos pesquisadores acadêmicos.
Palavras-chave: Ética em pesquisa. Integridade da pesquisa. Má conduta de pesquisa. Plágio. Fabricação.
Métricas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Práxis Educativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.