Desenvolvimento profissional docente: articulação entre contextos e disposições
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0008Resumo
Compreender as condições que podem promover o desenvolvimento profissional docente é de extrema relevância, sobretudo na perspectiva de oferecer subsídios para o planejamento de contextos destinados a esse fim. Neste trabalho, tivemos como objetivo investigar a trajetória de dois professores de Física ao interagirem com dois contextos formativos (Mestrado Profissional e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID) diferenciados em termos de exigências e de possibilidades de desenvolvimento profissional docente. Por meio de entrevistas semiestruturadas, obtivemos os elementos necessários para reconstruir a trajetória desses professores durante suas participações naqueles contextos com base em uma Análise Narrativa, associada a outro procedimento vindo da Sociologia, que é o Retrato Sociológico. Para reconstrução da história desses professores, levamos em consideração o conceito de patrimônios individuais de disposições abordado por Bernard Lahire (2005), bem como as dimensões de desenvolvimento profissional propostas por Barolli et al. (2017). Nossos resultados indicam que não basta propor um contexto que segue as orientações da literatura no sentido de não se pautar, por exemplo, apenas nas orientações de uma racionalidade técnica, para que o sujeito se desenvolva profissionalmente. Mudanças profundas parecem requerer condições que têm se mostrado estreitamente vinculadas às particularidades dos sujeitos e dos contextos.
Palavras-chave: Desenvolvimento profissional docente. Disposições. Contextos formativos.
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