O ensino de Política e Gestão Educacional nos cursos de licenciatura
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0005Resumo
Este artigo discute o ensino de política e gestão em cursos de licenciatura a partir de uma perspectiva teórico-crítica e não linear de estudo de políticas educacionais. Os dados foram coletados durante um semestre letivo, em duas turmas mistas que contavam com 65 estudantes dos cursos de Educação Física, Letras, Biologia, Química, Matemática e Física. Como parte do projeto de integração da Pós-Graduação stricto sensu com a Graduação, a docente da linha de políticas do programa em educação passou a usar metodologias com foco em atividades de pesquisa em suas turmas na Graduação, visando ampliar a aprendizagem e aproximar os estudantes dos temas ligados às políticas de educação. Os resultados da pesquisa apontam que o processo de aprendizagem na área vai da rejeição inicial à construção de um posicionamento crítico acerca das questões políticas e de governança que cercam a educação brasileira.
Palavras-chave: Ensino nas Licenciaturas. Políticas e Gestão Educacional. Formação docente.
Métricas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.