As muitas Evas de uma história: a produção de um lugar a partir da publicação de autobiografias no campo religioso protestante

Autores

  • Loyde Anne Carreiro Silva Veras PUC/PR
  • Evelyn de Almeida Orlando PUC/PR

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.006

Resumo

Este artigo é uma análise do projeto autobiográfico de Eva Yarwood Mills (1903-1987) a partir das relações de gênero presentes nas suas obras. Buscou-se questionar quais representações Eva Mills construiu de si por meio das representações de outras mulheres e dos papéis negociados pela autora-narradora-personagem em ambiente religioso protestante. Este recorte de pesquisa dialoga e contribui, a partir da Histórica Cultural, com os campos dos Estudos (auto)biográficos, da História das Mulheres, da História das Religiões e da História da Educação (educação protestante). Operou-se com conceitos como representação, memória e identidade, tradução cultural e processo civilizador. Verificou-se um processo de construção de identidade de uma professora em íntima relação e negociação com as exigências de seu grupo de pertencimento, tanto no tempo dos fatos memorados quanto no tempo da escrita memorialística.

 

Palavras-chave: Autobiografia. Memória e identidade. Educação protestante.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Evelyn de Almeida Orlando, PUC/PR

Evelyn de Almeida Orlando

Downloads

Publicado

2019-09-23

Como Citar

VERAS, L. A. C. S.; ORLANDO, E. de A. As muitas Evas de uma história: a produção de um lugar a partir da publicação de autobiografias no campo religioso protestante. Práxis Educativa, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 915–937, 2019. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n3.006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/12634. Acesso em: 22 nov. 2024.