Caracterização do perfil pedagógico de egressos e da área de Ensino dos Saberes Técnicos de Mestrado Acadêmico em Educação Agrícola

Autores

  • Lucila Maria Teixeira Nunes Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Sandra Regina Gregorio Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Gilmar Ferreira Vita Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.003

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi traçar o perfil pedagógico dos egressos - docentes dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil (IFECT) - da área de Ensino dos Saberes Técnicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), por meio de suas pesquisas propostas ao Programa: temas e conteúdos temáticos, e caracterizar a área pelas escolhas desses professores. Para tais feitos, foi incrementada uma investigação em suas dissertações, em que, por intermédio das sínteses e das ideias centrais dos títulos, objetivos, sujeitos da pesquisa e resultados, se procurou estabelecer tais conjunturas. Como resultado, foi constatado que o egresso do PPGEA é um professor que emprega a metodologia de projetos como proposta pedagógica, de forma interdisciplinar, promovendo a contextualização e buscando renovação pedagógica por meio de práticas que favoreçam a construção do conhecimento. Quanto à caracterização da área, descreve-se pela intenção/implementação de metodologias de projetos, com o uso de instrumentos que possibilitem a abordagem dos eixos e dos temas de maneira interdisciplinar, no intuito de construir-se um conhecimento de forma contextualizada.

 

Palavras-chave: Egressos. Mestrado em Educação Agrícola. Perfil pedagógico.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucila Maria Teixeira Nunes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Engenheira de Alimentos

M.Sc. em Educação Agrícola

Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola

Instituto de Agronomia

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Sandra Regina Gregorio, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Nutricionista

M.Sc. em Ciência e Tecnologia de Alimentos

D.Sc. em Ciência de Alimentos

Professor Associado IV

Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola

Instituto de Agronomia

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro


Gilmar Ferreira Vita, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Biólogo

Gestor Ambiental

M.Sc. em Biologia Animal

D.Sc. em Biologia Animal

Pós-Doutorando em Educação Agrícola

Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola

Instituto de Agronomia

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Downloads

Publicado

2019-09-23

Como Citar

TEIXEIRA NUNES, L. M.; GREGORIO, S. R.; VITA, G. F. Caracterização do perfil pedagógico de egressos e da área de Ensino dos Saberes Técnicos de Mestrado Acadêmico em Educação Agrícola. Práxis Educativa, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 847–870, 2019. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n3.003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/12953. Acesso em: 22 dez. 2024.