A pandemia que amplia as desigualdades: a Covid-19 e o sistema educativo de Quebec/Canadá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15915.073

Resumo

Este artigo examina os impactos da pandemia da Covid-19 no sistema educativo de Quebec/Canadá. Para isso, analisa-se um conjunto de matérias jornalísticas e artigos de opinião publicados entre 26 de março e 20 de maio de 2020, nos principais jornais da província de Quebec. O artigo procura identificar os diferentes impactos e rearranjos na educação escolar de crianças, entre quatro e 11 anos de idade, durante a crise sanitária, e discutir como as desigualdades educacionais já existentes foram significativamente ampliadas a partir das medidas de contenção da propagação do vírus. Ao final, reflete-se sobre o futuro do sistema escolar e sobre a importância de o direito à saúde caminhar lado a lado ao direito à educação, para reafirmar o lugar da escola pública como possibilidade de erradicação das desigualdades e garantia de sociedades mais justas e equitativas no futuro.   

Palavras-chave: Ensino Fundamental. Desigualdades educativas. Pandemia/Covid-19. Quebec/Canadá.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Roberta Soares, FSE-UdeM, Quebec/Canada

 

 

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

RUSSO, K.; MAGNAN, M.-O. .; SOARES, R. A pandemia que amplia as desigualdades: a Covid-19 e o sistema educativo de Quebec/Canadá. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–28, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.15915.073. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/15915. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Adiando o fim da escola