A epistemologia de Paulo Freire na formação de pedagogas(os) durante os Estágios Curriculares Supervisionados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.17067.101

Resumo

Este artigo apresenta parte de uma pesquisa que objetivou investigar nas construções teóricas e nas ações dialógicas do “método de alfabetização” de Paulo Freire contribuições para a organização didática dos Estágios Curriculares Supervisionados no curso de Pedagogia, bem como sistematizar orientações teóricas e práticas para os estágios em uma perspectiva problematizadora a partir da práxis desse pensador. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica em relação às construções teóricas de Freire sobre sua educação problematizadora. A partir das concepções de ser humano, educação e realidade, que oferecem bases para a educação problematizadora de Paulo Freire, foram sistematizadas orientações para o planejamento e a prática docente nos estágios, fundamentadas na pesquisa rigorosa, na curiosidade epistemológica, na dialogicidade, na solidariedade, na criticidade, na leitura de mundo, na humildade, na ética, na estética e no compromisso político com a aprendizagem de todos e todas.

Palavras-chave: Estágio Curricular Supervisionado. Curso de Pedagogia. Paulo Freire.

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Publicado

2020-11-09

Como Citar

CRISTINA DE PAULA, L. . A epistemologia de Paulo Freire na formação de pedagogas(os) durante os Estágios Curriculares Supervisionados. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–23, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.17067.101. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/17067. Acesso em: 19 abr. 2024.