Movimento Negro no Brasil: aprovação da Lei No 10.639/2003 e educação para as relações étnico-raciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19357.051

Resumo

Neste artigo, recorre-se à pesquisa bibliográfica para investigar o fortalecimento do Movimento Negro brasileiro a partir da construção e da implementação da Lei No 10.639/2003. Analisa-se quais ações impulsionaram historicamente a luta por uma educação para as relações étnico-raciais no Brasil e até que ponto essa Lei, como política pública, dialoga com o Movimento na construção de uma educação antirracista. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, de abordagem exploratória e analítica, sendo necessário considerar, neste estudo, as características sociais, políticas, históricas e culturais como elementos essenciais na formulação dos documentos que são analisados. A fundamentação teórica do artigo baseia-se em Brutsher e Scocuglia (2017), Domingues (2007), Freire (1987), Gohn (1997), Gonçalves e Silva (2000), Lins (2016), Pereira (2017) e Rocha (2006) e em documentos oficiais que normatizaram a Lei No 10.639/2003 (BRASIL, 2003, 2004b, 2013, 2019). Os resultados apontam que a história do Movimento Negro brasileiro é marcada por avanços e rupturas que culminaram na implementação da Lei No 10.639/2003.

Palavras-chave: Movimento Negro brasileiro. Educação antirracista. Lei No 10.639/2003.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adrielle Soares Cunha, Universidade de Pernambuco

Licenciada em Letras pela Universidade de Pernambuco (UPE). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da UPE/campus Mata Norte. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas/Campus Maragogi.

José Correia de Amorim Júnior, Universidade de Pernambuco

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da UPE/campus Mata Norte. Docente da Rede de Ensino Pública do Estado de Pernambuco, Município Limoeiro/PE.

Doriele Silva de Andrade Costa Duvernoy, Universidade de Pernambuco

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Pernambuco (UPE). Mestra em Educação pela Université Lumière Lyon 2, Doutora em Educação pela Université Lumière Lyon 2.

Downloads

Publicado

2022-04-14

Como Citar

CUNHA, A. S.; AMORIM JÚNIOR, J. C. de; DUVERNOY, D. S. de A. C. Movimento Negro no Brasil: aprovação da Lei No 10.639/2003 e educação para as relações étnico-raciais. Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–17, 2022. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.19357.051. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19357. Acesso em: 8 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Relações étnico-raciais: práticas e reflexões pedagógicas