Ética e Learning Analytics: uma combinação necessária para o rigor científico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21370.016

Resumo

Vive-se em uma sociedade da informação em rede, que transcende os espaços físicos e temporais por meio da internet e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Esse cenário produz um acúmulo de dados que podem ser analisados ​​para uma melhor tomada de decisão, visando, no âmbito educacional, melhorar a aprendizagem, utilizando a Learning Analytics (LA). Assim, a utilização desses dados precisa ser norteada por preceitos éticos bem definidos, porém, na realidade brasileira, ainda existem lacunas nas resoluções específicas para a área de conhecimento das Ciências Humanas e Sociais (CHS), incluindo o campo da LA, fato que gerou este ensaio, que pretendeu inter-relacionar as normas éticas e o campo da LA. No Brasil, a Resolução No 510/2016 regulamenta as investigações nas CHS, mas sua abordagem é superficial, e não há preocupação com pesquisas baseadas em dados coletados por meio digital. Recentemente, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei No 13.709/2018) demonstra a preocupação com esse cenário, sempre em prol do desenvolvimento científico, como o previsto no Código de Conduta para a LA. Assim, apesar de embrionária, a iniciativa brasileira já é um avanço para que pesquisadores da área utilizem dados com base no rigor ético e científico.

Palavras-chave: Ciências Humanas e Sociais. Educação. Análise de dados.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jones Baroni Ferreira de Menezes, Universidade Estadual do Ceará

Universidade Estadual do Ceará (UFC). Doutor em Educação.

Andrea Chagas Alves de Almeida, Universidade de Fortaleza

Universidade de Fortaleza (Unifor). Mestra em Educação.

Marcos Vinicius de Andrade Lima, Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Educação.

Thales Mesquita Sousa, Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Educação.

Downloads

Publicado

2023-03-03

Como Citar

MENEZES, J. B. F. de; ALMEIDA, A. C. A. de; LIMA, M. V. de A.; SOUSA, T. M. Ética e Learning Analytics: uma combinação necessária para o rigor científico. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–11, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21370.016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21370. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Ética em Pesquisa e Integridade Acadêmica em Ciências Humanas e Sociais: atualizando o debate