A educação pública em Ponta Grossa-PR: o Grupo Escolar Senador Correia e o Ginásio Regente Feijó (1912-1945)
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21641.057Resumo
Este artigo trata do contexto educacional de criação do primeiro grupo escolar na cidade de Ponta Grossa, Paraná, o Grupo Escolar Senador Correia, e do primeiro ginásio no interior do estado, o Ginásio Regente Feijó, no período de 1912 a 1945. A pesquisa, no âmbito da História da Educação, foi de cunho documental e bibliográfico, e o recorte temporal teve como direcionamento os critérios adotados na consulta à documentação dos respectivos arquivos escolares. O estudo fundamentou-se na perspectiva teórica da história cultural, utilizando-se dos conceitos de cultura escolar e cultura material escolar. O objetivo foi evidenciar elementos de apropriações no que se refere ao processo de formação de uma cultura escolar, verificando questões atinentes à internalização de ações no cotidiano escolar, bem como à sistematização e à normatização do ambiente escolar. Nessa direção, foram abordadas questões específicas da cultura material escolar, considerando as diferentes escalas de interlocução hierárquica com as esferas políticas que compunham a educação pública local, regional e nacional da primeira metade do século XX.
Palavras-chave: Cultura escolar. Cultura material escolar. Educação pública. Grupo Escolar Senador Correia. Ginásio Regente Feijó.
Métricas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Práxis Educativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.