Itens objetivos do componente específico do Enade 2021 (Bacharelado em Geografia): análise de distratores-atratores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22576.066

Resumo

Propõe-se, neste artigo, explorar a perspectiva formativa do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), ultrapassando sua concepção somativa. Identificaram-se fragilidades e dificuldades enfrentadas, no Enade 2021, por formandos em Geografia (Bacharelado), de uma Unidade de Observaçãoao optarem por alternativas equivocadas (distratores-atratores) em itens objetivos do Componente Específico. Trata-se de estudo exploratório de natureza mista, consubstanciado nos seguintes documentos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep): Relatório Síntese da Área, Relatório do Curso e o Enade 2021. Foram observados 22 distratores-atratores em 16 itens, exemplificados em três itens, em que se observam fragilidades concernentes ao uso do sensoriamento remoto, a categoria lugar e aos tipos de regionalização. Entende-se que a ampliação desse estudo, sobretudo incorporando outras edições do Exame, poderá subsidiar a gestão dos projetos pedagógicos de cursos, de modo geral, e a cada docente, em particular, no (re)planejamento de componentes curriculares da formação específica do bacharel em Geografia.

Palavras-chave: Enade. Geografia. Distratores.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucas Andrade Dantas, PUC Minas

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Licenciado e Bacharel em Geografia pela PUC Minas. Membro da Comunidade Professor Autor (CPA). Docente da Educação Básica da Rede Municipal de Contagem (SEDUC) nos anos finais do Ensino Fundamental.

Maria Inês Martins, PUC Minas

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestra em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bacharela e Licenciada em Física pela Universidade de São Paulo (USP). Docente adjunta ao Departamento de Física e Química da PUC Minas, atuando na Licenciatura em Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do grupo de pesquisa Políticas Públicas e Avaliação Educacional, vinculado ao Grupo de Pesquisa Articul@ções – Rede Internacional de Parcerias Interinstitucionais na Pesquisa, Extensão, Ensino e Gestão.

Downloads

Publicado

2024-07-01

Como Citar

DANTAS, L. A.; MARTINS, M. I. Itens objetivos do componente específico do Enade 2021 (Bacharelado em Geografia): análise de distratores-atratores. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–15, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22576.066. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22576. Acesso em: 23 nov. 2024.