Experienciando a formação continuada de professores de Química do Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22744.093Resumo
O professor do Ensino Superior que atua com conhecimentos específicos das Ciências da Natureza tem pouca aproximação com teorias e conhecimentos relacionados à didática, o que tem levado a uma maior atenção para a formação continuada. Neste trabalho analisamos o potencial de um projeto de formação continuada desenvolvido no ambiente de trabalho dos participantes, em uma parceria entre professores do campo da Química e do campo da Educação Química. Nesse projeto os professores entraram em contato com estudos do campo da Educação e planejaram aulas a partir desses estudos, desenvolvendo-as em suas próprias turmas. Como resultado os participantes destacaram a boa receptividade e a participação ativa dos estudantes e identificaram fatores que auxiliaram no processo de aprendizagem. Com isso, argumentamos que a aproximação mais direta entre a teoria e a prática se deu pela parceria entre Químicos e Educadores Químicos e pela formação no ambiente de trabalho dos docentes.
Palavras-chave: Formação continuada de professores. Ensino Superior. Química.
Métricas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Práxis Educativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.