O ataque estratégico do neoliberalismo à educação: educação domiciliar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22814.074

Resumo

Este artigo surgiu a partir de uma preocupação sobre uma proposta que integra o debate público educacional desde os anos 2000 com o advento do movimento Escola sem Partido, a educação domiciliar ou homeschooling. Assim, objetivou-se compreender a relação entre a doutrina neoliberal e a proposta de política educacional para a educação domiciliar. Para tanto, por via dos postulados de um estudo bibliográfico, a base teórica deste artigo apoiou-se predominantemente em Laval (2019) e Lockmann (2020). Com isso, pôde-se demonstrar e firmar a assertiva de que o neoliberalismo opera por meio de estratégias no campo educacional, sendo a educação domiciliar uma delas. A educação constitui-se, portanto, como nicho mercadológico bastante rentável para a exploração capitalista.

Palavras-chave: Educação domiciliar. Homeschooling. Neoliberalismo.

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Biografia do Autor

Sthéfany Araújo Melo, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Robson Luiz de França, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).

Kênia Aparecida de Lima, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).

Welisson Marques, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

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Publicado

2024-07-18

Como Citar

MELO, S. A.; FRANÇA, R. L. de; LIMA, K. A. de; MARQUES, W. O ataque estratégico do neoliberalismo à educação: educação domiciliar. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–21, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22814.074. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22814. Acesso em: 21 dez. 2024.