Implicações da atuação do setor privado na reorganização da escola pública de nível médio em Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22991.078Resumo
Neste artigo, analisa-se a parceria público-privada firmada entre o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) e a Secretaria de Estado de Educação, no processo de implantação da reforma do Ensino Médio de Tempo Integral em Mato Grosso do Sul, iniciado com o programa “Escola da Autoria” (2014-2018). O objetivo foi identificar o teor da interferência do ente privado na definição da política educacional do sistema estadual de ensino. A pesquisa realizada foi do tipo bibliográfica, documental e empírica. Os resultados indicam que a responsabilidade social empresarial, amparada pelo arcabouço legal em nível federal e estadual e nos dados da avaliação externa, foi a justificativa encontrada pelo terceiro setor para atuar na educação. Os resultados da pesquisa indicam haver a transferência de responsabilidade, a interferência na política educacional e a subordinação das escolas estaduais às ideologias e a forma de organização didático-pedagógica desse instituto privado, o que aprofundou o processo de mercadorização da educação no respectivo estado.
Palavras-chave: Público-privado. Ensino Médio. Gestão escolar.
Métricas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Práxis Educativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.