Sobre Zygmunt Bauman: filósofo social do diálogo como acontecimento entre diferentes e da educação para a solidariedade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24522.067

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de apresentar tematizações possíveis a partir da construção teórica do filósofo social Zygmunt Bauman, desde a amplitude de possibilidades de análises, pensamentos e compreensões. A construção teórica de Bauman parece indicar a diversidade e a pluralidade como propriedades da condição humana e apontar a atitude dialógica como possibilidade instituinte do mundo compartilhado. A compreensão da existência de um paradigma ambivalente orienta e constitui a metodologia deste texto, porque os sentidos e a linguagem, em suas contingências, colocam o diálogo entre diferentes como central para consensos democráticos e republicanos, além de iluminar o amplo horizonte teórico de Bauman pelas vias da hermenêutica pluralizadora ou sociológica, forjada na dialogia entre a concepção hermenêutica e a dialética. A ambivalência/plurivalência pode viabilizar um mundo compartilhado, mesmo que centrado no indivíduo, aberto à educação para o diálogo e à solidariedade.

Palavras-chave: Ambivalência. Diálogo. Solidariedade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Claudionei Vicente Cassol, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutor em Educação. Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (PPGEDU/URI), Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, e no Colégio Estadual Dr. Dovalino Luciano de Souza, Cerro Grande-RS. Integrante do Grupo Biosofia, do Núcleo de Estudos em Políticas de Educação Básica e Superior (NEPEBS) e da Redyala.

Downloads

Publicado

2025-09-02

Como Citar

CASSOL, C. V. Sobre Zygmunt Bauman: filósofo social do diálogo como acontecimento entre diferentes e da educação para a solidariedade. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–18, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.24522.067. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/24522. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Zygmunt Bauman e a Educação