Entre livros e artigos: análise das práticas citacionais na área da Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24542.092

Resumo

O objetivo geral deste artigo foi analisar criticamente as características citacionais na área da Educação, considerando suas especificidades em relação às métricas de avaliação acadêmica e aos índices bibliométricos, com base nas peculiaridades da área, que prioriza livros e capítulos de livros em detrimento de artigos científicos. A pesquisa adotou uma abordagem mista – quantitativa e qualitativa –, fundamentada na bibliometria e em discussões teóricas sobre avaliação acadêmica. Os resultados indicam que as práticas citacionais da Educação desafiam as métricas convencionais e apontam para a necessidade de modelos avaliativos mais inclusivos e condizentes com a diversidade das fontes citadas na área. Essa análise promove reflexões sobre os desafios e as possibilidades de adaptação das práticas acadêmicas às transformações nas políticas de avaliação, contribuindo para o debate sobre a valorização da produção científica no campo da Educação.

Palavras-chave: Educação. Bibliometria. Métricas de citação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Anderson Teixeira Renzcherchen, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Professor na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professora na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Doutora em Educação pela PUCPR.

Downloads

Publicado

2025-10-21

Como Citar

RENZCHERCHEN, A. T.; VIEIRA, A. M. D. P. Entre livros e artigos: análise das práticas citacionais na área da Educação. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–22, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.24542.092. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/24542. Acesso em: 7 dez. 2025.