Abandono de la profesión docente: perspectivas de profesores de escuelas públicas chilenas
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24628.050Resumo
El objetivo fue conocer la percepción de profesores de colegios públicos de una región del centro sur de Chile frente al abandono de la profesión. Se utilizó la metodología cualitativa con un diseño fenomenológico hermenéutico descriptivo. La recolección de datos se llevó a cabo a través de entrevistas semi estructuradas, basadas en las categorías primarias levantadas a priori. La muestra estuvo compuesta por nueve profesores de enseñanza secundaria pertenecientes a colegios de administración pública. Los resultados muestran que la salud mental de los docentes se ve perjudicada por diversas causas, principalmente por el agobio laboral y relaciones sociales. Por otro lado, la retribución pecuniaria es otro de los factores aludidos por los docentes entrevistados. Se concluye que las políticas educativas deben estar orientadas a la protección de los educadores asegurando un ambiente laboral apropiado para su salud mental y física.
Palabras-clave: Profesores. Deserción. Salud mental.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Práxis Educativa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.