O mundo do trabalho sob a perspectiva dos nascidos em tempos líquidos: uma sequência didática com estudantes do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24663.051

Resumo

Este artigo está delineado na esteira teórica baumaniana, em um relato de experiências extensionistas com o objetivo de articular as práticas relacionadas à compreensão da fluidez do mundo do trabalho na contemporaneidade, A análise dá-se sob a óptica dos estagiários de Ensino Médio, os “nascidos em tempos líquidos” – nos termos de Bauman e Leoncini (2018) –, que experienciam o trabalho na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e participam do curso de extensão “Produções Textuais Interculturais”, em meio a tanta liquidez. Foi aplicada uma sequência didática (Silva; Catão; Silva, 2020), composta por dez aulas, que contou com a leitura e a interpretação de textos verbais e não verbais, observando a “uberização” do mundo do trabalho e o futuro das profissões. O resultado integra a triangulação entre pesquisa, ensino e extensão, considerando esta como o cenário do percurso instaurado à luz das categorias trabalho e educação como fenômenos sociais.

Palavras-chave: Educação. Ensino Médio. Mundo do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Regina Aparecida Messias Guilherme, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora assistente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Silvana Souza Netto Mandalozzo, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora associada do Departamento de Direito das Relações Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas (PPGCSA) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Downloads

Publicado

2025-08-04

Como Citar

GUILHERME, R. A. M.; MANDALOZZO, S. S. N. O mundo do trabalho sob a perspectiva dos nascidos em tempos líquidos: uma sequência didática com estudantes do Ensino Médio. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–18, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.24663.051. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/24663. Acesso em: 6 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Zygmunt Bauman e a Educação