Zygmunt Bauman e a Educação Física: um caminho para novas análises e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24668.081Resumo
Este artigo analisa a contribuição da obra de Zygmunt Bauman para o campo da Educação Física, explorando sua relação com temas centrais da área, como corpo, saúde, aptidão, esporte, lazer, dança e jogo. A pesquisa adota uma abordagem bibliográfica de cinco obras selecionadas e emprega a Análise de Conteúdo para identificar temas recorrentes e sua relevância para a Educação Física. Paralelos são traçados entre os conceitos de Bauman e os temas com estreita relação com a Educação Física, destacando-se a influência da modernidade líquida nas normas corporais, no individualismo esportivo, no lazer mercadológico e na função social da dança e do jogo. Reconhecendo a complexidade da relação entre Bauman e a Educação Física, o estudo apresenta-se como uma das abordagens possíveis, ressaltando a importância de sua teoria para compreender as dinâmicas do campo para além do que está dado de modo explícito em sua obra.
Palavras-chave: Zygmunt Bauman. Epistemologia. Sociologia.
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