Zygmunt Bauman e a Educação Física: um caminho para novas análises e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24668.081

Resumo

Este artigo analisa a contribuição da obra de Zygmunt Bauman para o campo da Educação Física, explorando sua relação com temas centrais da área, como corpo, saúde, aptidão, esporte, lazer, dança e jogo. A pesquisa adota uma abordagem bibliográfica de cinco obras selecionadas e emprega a Análise de Conteúdo para identificar temas recorrentes e sua relevância para a Educação Física. Paralelos são traçados entre os conceitos de Bauman e os temas com estreita relação com a Educação Física, destacando-se a influência da modernidade líquida nas normas corporais, no individualismo esportivo, no lazer mercadológico e na função social da dança e do jogo. Reconhecendo a complexidade da relação entre Bauman e a Educação Física, o estudo apresenta-se como uma das abordagens possíveis, ressaltando a importância de sua teoria para compreender as dinâmicas do campo para além do que está dado de modo explícito em sua obra.

Palavras-chave: Zygmunt Bauman. Epistemologia. Sociologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thaís Ribeiro Montalvão, Université de Strasbourg

Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestra em Droit des affaires: Droit de l'internet et des systèmes d'information pela Université de Strasbourg, França (2025). Mestranda em Sociologia na Université de Strasbourg, França.

Ari Lazzarotti Filho, Universidade Federal de Goiás

Professor associado da Universidade Federal de Goiás (UFG) e professor colaborador da Universidade de Brasília (UnB). Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e estágio pós-doutoral na Universidade Livre de Bolsano, Itália.

Downloads

Publicado

2025-09-23

Como Citar

MONTALVÃO, T. R.; LAZZAROTTI FILHO, A. Zygmunt Bauman e a Educação Física: um caminho para novas análises e possibilidades. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–20, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.24668.081. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/24668. Acesso em: 7 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Zygmunt Bauman e a Educação