Autoavaliação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília: desafios e oportunidades para a produção do conhecimento na área

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24670.040

Resumo

Este artigo objetiva analisar os resultados da autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB), no quadriênio 2021-2024, buscando a compreensão dos sentidos e alcances das ações realizadas. Utiliza-se análise documental relativa à avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e ao programa, reuniões com as linhas de pesquisa e oficina temática presencial. O referencial teórico abordou avaliação (Cunha, 2005; Dias Sobrinho, 2018); avaliação da pós-graduação (Capes, 2019a, 2019b, 2025; Verhine; Souza, 2021); e autoavaliação (Belloni, 1996; Belloni; Belloni, 2003; Leite, 2005, 2006; Leite et al., 2020; Saul, 2002; Souza; Duarte; Seiffert, 2022). Os resultados evidenciam a necessidade de: reduzir de sete para cinco linhas de pesquisa; melhorar o alinhamento dos projetos a essas linhas, ao número de professores e à produção docente e discente; revisar os critérios de credenciamento e recredenciamento; e investir no fortalecimento da identidade educacional do programa, ainda que a Educação possua caráter marcadamente interdisciplinar.

Palavras-chave: Pós-Graduação em Educação. Autoavaliação. Resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Vieira de Sousa, Universidade de Brasília

Universidade de Brasília (UnB). Doutor em Sociologia.

Downloads

Publicado

2025-07-07

Como Citar

SOUSA, J. V. de. Autoavaliação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília: desafios e oportunidades para a produção do conhecimento na área. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–21, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.24670.040. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/24670. Acesso em: 6 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Autoavaliação nos Programas de Pós-Graduação em Educação: possibilidades, desafios e tensionamentos