A extensão na Educação Superior brasileira no contexto da modernidade líquida: uma análise da Resolução CNE/CES nº 7/2018 a partir dos aportes teóricos de Zygmunt Bauman

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24671.099

Resumo

Este artigo aborda a extensão na Educação Superior brasileira contemporânea, a partir dos aportes teóricos de Zygmunt Bauman. O autor caracteriza a atualidade como a era da “modernidade líquida”, contrastando-a com a modernidade sólida, que moldou a universidade tradicional. Do ponto de vista metodológico, o estudo realiza uma reflexão crítica da Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE)/Câmara de Educação Superior (CES), documento que institui as diretrizes para a extensão no Brasil. O objetivo foi refletir sobre os desafios de sua implementação no presente contexto. A referida resolução, ao instituir a curricularização da extensão, preconiza uma formação cidadã comprometida com o coletivo, ideal que destoa da lógica individualista e capitalista predominante na modernidade líquida. Nesse cenário de descompasso, a regulamentação pode representar uma oportunidade para as Instituições de Ensino Superior reafirmarem sua missão social, contrapondo-se às tendências fragmentárias e mercadológicas que permeiam a educação e a sociedade atual.

Palavras-chave: Curricularização da extensão. Educação Superior. Modernidade líquida. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Seris de Oliveira Matos Pegoraro, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí); Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal Farroupilha - campus Panambi.

Fernando Jaime González, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).

Downloads

Publicado

2025-11-20

Como Citar

PEGORARO, S. de O. M.; GONZÁLEZ, F. J. A extensão na Educação Superior brasileira no contexto da modernidade líquida: uma análise da Resolução CNE/CES nº 7/2018 a partir dos aportes teóricos de Zygmunt Bauman. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–15, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.24671.099. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/24671. Acesso em: 17 fev. 2026.

Edição

Seção

Dossiê: Zygmunt Bauman e a Educação