Entrelaçamentos de gênero e étnico-raciais nas interações de pares de um grupo de meninas e meninos na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24791.072Resumo
Neste artigo, analisam-se os entrelaçamentos de gênero e étnico-raciais nas interações de crianças entre 4 e 5 anos de idade na Educação Infantil, tendo como questão central: Como as crianças vivenciam os processos de socialização (entre os pares e na companhia de adultos) nos entrelaçamentos da construção das identidades de gênero e étnico-raciais? Com base em uma observação participante, com registros escritos, fotográficos e fílmicos, realizada com um grupo de 11 meninas e 14 meninos de uma instituição pública de Educação Infantil, identificou-se que elas/eles ora reproduzem e legitimam preconceitos apreendidos socialmente, ora se mostram inventivas e criativas, resistindo e superando a produção de estereótipos e preconceitos étnico-raciais e de gênero. Por meio de suas ações, as crianças contribuem para tensionar as estruturas sociais no que tange ao racismo e às desigualdades de gênero, legitimando e/ou refutando a manutenção dos privilégios da branquitude e promovendo a transposição das fronteiras intergênero.
Palavras-chave: Educação Infantil. Relações de gênero. Relações étnico-raciais.
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