Entrelaçamentos de gênero e étnico-raciais nas interações de pares de um grupo de meninas e meninos na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24791.072

Resumo

Neste artigo, analisam-se os entrelaçamentos de gênero e étnico-raciais nas interações de crianças entre 4 e 5 anos de idade na Educação Infantil, tendo como questão central: Como as crianças vivenciam os processos de socialização (entre os pares e na companhia de adultos) nos entrelaçamentos da construção das identidades de gênero e étnico-raciais? Com base em uma observação participante, com registros escritos, fotográficos e fílmicos, realizada com um grupo de 11 meninas e 14 meninos de uma instituição pública de Educação Infantil, identificou-se que elas/eles ora reproduzem e legitimam preconceitos apreendidos socialmente, ora se mostram inventivas e criativas, resistindo e superando a produção de estereótipos e preconceitos étnico-raciais e de gênero. Por meio de suas ações, as crianças contribuem para tensionar as estruturas sociais no que tange ao racismo e às desigualdades de gênero, legitimando e/ou refutando a manutenção dos privilégios da branquitude e promovendo a transposição das fronteiras intergênero.

Palavras-chave: Educação Infantil. Relações de gênero. Relações étnico-raciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucilene Morais Agostinho, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Márcia Buss-Simão, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Sandro Vinicius Sales dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Publicado

2025-09-15

Como Citar

AGOSTINHO, L. M.; BUSS-SIMÃO, M.; SANTOS, S. V. S. dos. Entrelaçamentos de gênero e étnico-raciais nas interações de pares de um grupo de meninas e meninos na Educação Infantil. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–22, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.24791.072. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/24791. Acesso em: 7 dez. 2025.

Edição

Seção

Seção Temática: Crianças, infâncias e processos socializadores: perspectivas de investigação