A evasão discente nos projetos de autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação em Educação do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24814.071

Resumo

O Relatório de Autoavaliação de Programas de Pós-Graduação (PPGs) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de 2019, sugeriu que, na autoavaliação, os programas verifiquem as razões da evasão discente. A autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu foi, então, inserida na ficha de avaliação da Capes para a quadrienal 2021-2024. Considerando que a evasão de estudantes se configura como fenômeno crescente na pós-graduação, este estudo elegeu a área de Educação, uma das que possuem maior número de programas no país, com o objetivo de analisar como a evasão discente é tratada nos projetos de autoavaliação dos PPGs em Educação no período de 2019 a 2024. Para tanto, ampara-se em abordagem quanti-qualitativa e em pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados indicam que, dos 23 programas selecionados, três apresentam projetos consolidados de autoavaliação, mas não implementaram a sugestão de inserir a evasão discente como elemento de discussão. Infere-se, também, que a ausência de políticas de combate à evasão na pós-graduação se torna uma limitação na agenda da política educacional brasileira.

Palavras-chave: Autoavaliação discente. Evasão discente. Política educacional de pós-graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Regina Farias de Souza, Universidade Federal da Grande Dourados

Acadêmica de Doutorado do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Kellcia Rezende Souza, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Educação Escolar. Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Downloads

Publicado

2025-09-15

Como Citar

SOUZA, R. F. de; SOUZA, K. R. A evasão discente nos projetos de autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação em Educação do Brasil. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–23, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.24814.071. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/24814. Acesso em: 7 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Autoavaliação nos Programas de Pós-Graduação em Educação: possibilidades, desafios e tensionamentos