Infâncias monotônicas: representações da alteridade na escrita de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.6i2.0011Resumo
Este artigo é parte resultante da tese de doutorado intitulada “Infâncias Monotônicas – uma rapsódia da Esperança”. Insere-se na perspectiva de um estudo psicossocial e cultural crítico e objetiva discutir acerca das representações do outro na escrita de pesquisa, elegendo a infância como um lugar alegórico e reflexivo. Contempla, pela análise, os desenhos e os poemas das crianças do gueto de Terezin no período da Segunda Guerra Mundial. Toma como base a Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici, na interlocução constante com outras teorias e campos de conhecimento, utilizando especialmente as contribuições de Walter Benjamin e Mikhail Bakhtin. Conclui sustentando a tese que concebe a poética como um dos eixos tradutores das culturas das infâncias.
Palavras-chave: Representações Sociais. Infâncias. Alteridade.
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