Ética e integridade acadêmica: desafios e possibilidades do uso de Inteligência Artificial no processo de editoração científica
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.25513.083Resumo
Este artigo objetiva refletir sobre os desafios e as possibilidades da promoção da ética e da integridade acadêmica no processo de editoração científica em contexto de utilização de Inteligência Artificial (IA). As considerações ora apresentadas foram engendradas a partir das experiências das autoras como editoras de periódico científico da área de Educação e fundamentadas em revisão sistemática da bibliografia produzida sobre o tema. Os resultados das análises desenvolvidas apontam como principais desafios: a) a delimitação de parâmetros éticos quanto ao uso da IA em processos de produção de artigos; b) a problematização quanto à definição de direitos autorais, plágio e responsabilização acerca de decisões automatizadas presentes nos textos; c) a ampliação do debate sobre possibilidades de aprimoramento da avaliação por pares por meio do uso de tecnologias e plugins disponíveis nos sistemas de gerenciamento das revistas. O estabelecimento de preceitos éticos e de integridade nos processos de editoração científica exige não apenas a definição de critérios e diretrizes quanto ao uso de IA na produção, revisão e publicação de textos científicos, mas também uma formação crítica de pesquisadores, editores e revisores de periódicos, aliada a um movimento político em direção à problematização do produtivismo e de seus reflexos nefastos na produção e comunicação científica.
Palavras-chave: Editoração científica. Integridade Acadêmica. Inteligência Artificial.
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