Ética e integridade acadêmica: desafios e possibilidades do uso de Inteligência Artificial no processo de editoração científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.25513.083

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre os desafios e as possibilidades da promoção da ética e da integridade acadêmica no processo de editoração científica em contexto de utilização de Inteligência Artificial (IA). As considerações ora apresentadas foram engendradas a partir das experiências das autoras como editoras de periódico científico da área de Educação e fundamentadas em revisão sistemática da bibliografia produzida sobre o tema. Os resultados das análises desenvolvidas apontam como principais desafios: a) a delimitação de parâmetros éticos quanto ao uso da IA em processos de produção de artigos; b) a problematização quanto à definição de direitos autorais, plágio e responsabilização acerca de decisões automatizadas presentes nos textos; c) a ampliação do debate sobre possibilidades de aprimoramento da avaliação por pares por meio do uso de tecnologias e plugins disponíveis nos sistemas de gerenciamento das revistas. O estabelecimento de preceitos éticos e de integridade nos processos de editoração científica exige não apenas a definição de critérios e diretrizes quanto ao uso de IA na produção, revisão e publicação de textos científicos, mas também uma formação crítica de pesquisadores, editores e revisores de periódicos, aliada a um movimento político em direção à problematização do produtivismo e de seus reflexos nefastos na produção e comunicação científica.

Palavras-chave: Editoração científica. Integridade Acadêmica. Inteligência Artificial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabiana Rodrigues de Sousa, Universidade São Francisco

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade São Francisco (USF).

Márcia Aparecida Amador Mascia, Universidade São Francisco

Doutora em Linguística Aplicada. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade São Francisco (USF).

Karina Carrasqueira, Universidade São Francisco

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade São Francisco (USF).

Downloads

Publicado

2025-09-23

Como Citar

SOUSA, F. R. de; MASCIA, M. A. A.; CARRASQUEIRA, K. Ética e integridade acadêmica: desafios e possibilidades do uso de Inteligência Artificial no processo de editoração científica. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–13, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.25513.083. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/25513. Acesso em: 7 dez. 2025.

Edição

Seção

Seção Temática: Ética e Integridade na Investigação nas Ciências Humanas e Sociais na era da IA