Conhecimento humano e social na era da IA: ética do rosto e sabedoria prática
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.25527.074Resumo
O questionamento ético constitui parte integrante das culturas científicas e académicas, enquanto lugares privilegiados de intelectualidade crítica, tornando-se especialmente atual num mundo marcado pelo uso generalizado dos sistemas de inteligência artificial (IA). Em que medida esse progresso serve os propósitos de desenvolvimento humano? Partindo desta interrogação nuclear, a reflexão sobre ética na investigação em Ciências Humanas e Sociais inscreve-se aqui no quadro de uma ética relacional indexada a valores de alteridade. As possibilidades proporcionadas pelas ferramentas de IA representam um enorme desafio para quem faz ciência, colocando os autores diante de oportunidades de trabalho inéditas e extraordinariamente promissoras, correndo-se, contudo, o risco de uma confiança excessiva, protagonizada por consumidores ávidos, mas insensíveis e acríticos. Assim, reconhecendo os impactos positivos e negativos da IA e, em linha com as recomendações da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO (2024), os desafios da investigação científica em Ciências Sociais e Humanas surgem equacionados a partir de três eixos de reflexão-ação fundamentais: formação, regulação e pesquisa. Concebidos numa lógica de articulação dinâmica, estes três eixos funcionam como base de desenvolvimento de uma inteligência ética, de uma sabedoria prática, de teor eminentemente prudencial, aqui descrita como ética do rosto ou ética da hospitalidade.
Palavras-chave: Conhecimento humano e social. Ética do rosto. Sabedoria prática.
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