Inteligência Artificial no contexto da ética em pesquisa em educação: a integridade acadêmica e científica em crise?
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.25539.080Resumo
O objetivo deste artigo foi refletir sobre as condições reais para pensar o uso da Inteligência Artificial (IA) nas pesquisas em educação, sob a seguinte indagação: Quais implicações éticas e de integridade estão postas nos contextos acadêmico-institucionais, sejam universidades e/ou órgãos de fomento à pesquisa? Como forma de evidenciar o estágio em que se encontra a discussão na pesquisa em educação, foram então selecionadas publicações realizadas no Brasil acerca do tema, entre os anos de 2023 e 2025, totalizando cinco artigos e uma notícia. Isso permitiu pensar a realidade do uso das tecnologias e as responsabilidades depositadas no Ensino Superior e na pós-graduação, tanto para as instituições quanto para a formação do pesquisador. A reflexão possibilitou constatar que o desafio para as instituições e para a formação sobre o uso da IA não acompanha a mesma velocidade com que ela se desenvolve, o que divide as opiniões: há os que afirmam haver uma crise, marcada por transformações, e há os que aderiram ao uso indiscriminado, sem preocupações.
Palavras-chave: Crise. Ensino Superior. Formação do pesquisador.
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