Inteligência Artificial no contexto da ética em pesquisa em educação: a integridade acadêmica e científica em crise?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.25539.080

Resumo

O objetivo deste artigo foi refletir sobre as condições reais para pensar o uso da Inteligência Artificial (IA) nas pesquisas em educação, sob a seguinte indagação: Quais implicações éticas e de integridade estão postas nos contextos acadêmico-institucionais, sejam universidades e/ou órgãos de fomento à pesquisa? Como forma de evidenciar o estágio em que se encontra a discussão na pesquisa em educação, foram então selecionadas publicações realizadas no Brasil acerca do tema, entre os anos de 2023 e 2025, totalizando cinco artigos e uma notícia. Isso permitiu pensar a realidade do uso das tecnologias e as responsabilidades depositadas no Ensino Superior e na pós-graduação, tanto para as instituições quanto para a formação do pesquisador. A reflexão possibilitou constatar que o desafio para as instituições e para a formação sobre o uso da IA não acompanha a mesma velocidade com que ela se desenvolve, o que divide as opiniões: há os que afirmam haver uma crise, marcada por transformações, e há os que aderiram ao uso indiscriminado, sem preocupações.

Palavras-chave: Crise. Ensino Superior. Formação do pesquisador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sônia Aparecida Siquelli, Universidade São Francisco

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade São Francisco (USF), Itatiba, São Paulo. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ética, Política e História da Educação Brasileira (GEPHEB).

Downloads

Publicado

2025-09-18

Como Citar

SIQUELLI, S. A. Inteligência Artificial no contexto da ética em pesquisa em educação: a integridade acadêmica e científica em crise?. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–10, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.25539.080. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/25539. Acesso em: 7 dez. 2025.

Edição

Seção

Seção Temática: Ética e Integridade na Investigação nas Ciências Humanas e Sociais na era da IA